domingo, 5 de maio de 2013

REVOLUÇÃO RUSSA (1917)



01. FATORES:
• Rússia pré – revolucionária:
- Economia: Base agrária / industrialização incipiente e dependente (França, Inglaterra e EUA).
- Sociedade em transição: domínio aristocrático (clero e nobreza) / Burguesia frágil / concentração proletária / predominância camponesa (80%).
- Política: Estado absolutista (Czarismo).
- Cultura clerical e importação de valores euro-ocidentais.
• Atuação da Oposição – Grupos:
- Partido dos kadetes – burguesia – parlamentarista.
- Partido Operário social-democrata russo (marxistas) – Proletariado – socialismo.
Divisão:
Mencheviques (Revolução burguesa e, só depois, uma revolução socialista).
Bolcheviques (Revolução socialista de imediato).
- Niilistas – anarquistas – construção imediata do comunismo.
• Revolução de 1905 – Formação dos sovietes (conselhos formados por representantes de operários, soldados e camponeses). Serviram de base para a realização da revolução de 1917.
• Causa imediata – participação russa na primeira guerra mundial (aprofundamento da miséria social).
02. PROCESSO REVOLUCIONÁRIO (FASES)
• Revolução de fevereiro = Ascensão de Kadetes e mencheviques – república parlamentarista / manutenção da Rússia na primeira guerra mundial.
• Oposição dos bolcheviques (Lênin, Trotsky e Stálin) – Teses de Abril – paz, pão e terra.
• Revolução de outubro = Ascensão dos Bolcheviques – Saída da Rússia da primeira guerra mundial / nacionalização do capital / Reforma agrária radical.
• Conseqüência principal:
- Guerra Civil:
EXERCITO BRANCO (nobreza, Kadetes, Mencheviques).
X
EXERCITO VERMELHO (Bolcheviques, operários e camponeses).
03. O GOVERNO DE LÊNIN (1917 – 1924)
• FASES:
- Guerra civil (1917-1921): Para reunir os recursos que possibilitassem a vitória do exercito vermelho na guerra foi adotada uma política econômica chamada COMUNISMO DE GUERRA (total centralização da produção nas mãos do Estado). Os recursos foram obtidos e o exercito vermelho derrotou o exercito branco em 1921.
- NEP (Nova política econômica, 1921-24): Nessa fase, Lênin defendeu e conseguiu implantar uma política econômica baseada na adoção de algumas características capitalistas sob o controle do Estado. Dentre as principais características da NEP se destacam:
- adoção do sistema de divisão do trabalho nas grandes indústrias.
- liberdade para a existência da pequena propriedade agrária e da pequena indústria domestica em caráter privado.
- liberdade para a comercialização de excedentes nas feiras.
- objetivos alcançados pela NEP: retomada da atividade produtiva, geração de renda, consumo (ciclo virtuoso de desenvolvimento). A Rússia voltou aos mesmos índices de produção do período anterior a primeira guerra mundial.
• Acontecimentos políticos do governo de Lênin:
- 1917: Os Bolcheviques adotam o nome de Partido comunista Russo.
- 1919: é criada a III internacional socialista (Comintern). Objetivo: Espalhar a revolução pelo mundo.
- 1923: as ex. províncias do antigo império russo aderem espontaneamente ao socialismo que esta sendo construído na Rússia assinando o acordo que determinou a criação da URSS (União das Republicas Socialistas Soviéticas). PELO ACORDO as Republicas manteriam sua autonomia administrativa. Em conseqüência deste ato, o partido comunista russo passa a ser chamado de Partido Comunista da União Soviética.
04. DISPUTA PELO PODER (1924-1928):
• Após a morte de Lênin (1924), o poder político foi disputado pelas duas outras principais lideranças da revolução, a saber:
- STÁLIN – Que defendia a tese do socialismo em um só país (consolidar o socialismo soviético e, somente depois, expandi-lo pelo mundo).
- TROTSKY – Defensor da tese conhecida como revolução permanente (Iniciar imediatamente o processo de expansão da revolução socialista pelo mundo).
• Em um congresso do PCUS realizado em fins de 1927, a tese de STÁLIN saiu-se vitoriosa. Na seqüência, TROTSKY foi expulso do PCUS (1928) e da URSS (1929).
05. O GOVERNO DE STÁLIN (1928-1953):
• Economia:
- Fim da NEP;
- Adoção dos planos quinquenais elaborados pelo GOSPLAN (Comitê central de planejamento econômico).
* Primeiro Plano quinquenal (1928-1933):
A. Desenvolvimento da indústria de base.
B. Coletivização da propriedade agrária. Formação dos KOLKHOZES (cooperativas coletivistas) E SOVKHOZES (Fazendas estatais).
Obs. No processo de coletivização das terras houve grande resistência por parte dos camponeses o que resultou em uma ação repressora do Estado (Executada sob o comando do GPU – ADMINISTRAÇÃO POLÍTICA DO ESTADO, Policia Política) que resultou no assassinato de milhões de camponeses ou nos envio dos mesmos para os GULAKS (campos de trabalhos forçados localizados na Sibéria).
• Sociedade:
- A burocracia dirigente do PCUS e do Estado (CONHECIDA PELA DENOMINAÇÃO DE NOMENKLATURA) passou a controlar as riquezas sociais e a usufruir de privilégios que, praticamente, a separou do restante da sociedade. A maioria da sociedade permaneceu submetida a um nivelamento social que as assegurou as mínimas condições de uma existência material digna. Contraditoriamente com a teoria marxista, foi instituída uma nova forma de desigualdade social.


• Política:
- Após a tomada do poder, Stálin tratou de consolidá-lo através dos “expurgos de Moscou” (1936-38): Mediante processos forjados, as antigas lideranças da revolução de 1917 (A exemplo de ZINOVIEV, KAMENEV e BUKHARIN) foram sendo acusadas, condenadas e executadas por traição ao socialismo. Outras lideranças assassinadas foram KIROV (sua popularidade era vista como ameaça ao poder de Stálin) e TROTSKY (morto pelo agente do GPU Ramon Mercáder, no México, em 1940, a mando de Stálin).
• Cultura:
- O Estado stalinista procurou moldar, de acordo com seus interesses, a produção cultural e cientifica na URSS. Para tanto, foi instituído o REALISMO SOCIALISTA cujas principais características eram:
A. ARTE: Produção de uma arte ufanista que exaltava o Estado socialista e a liderança do próprio Stálin (CULTO A PARSONALIDADE DE STÁLIN).
B. CIÊNCIA: A produção cientifica nas universidade passou a ser direcionada pelos interesses do Estado socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário