domingo, 12 de maio de 2013

A MINERAÇÃO NO BRASIL COLONIAL


Expansão territorial: Entradas e bandeiras 
O declínio do comércio do açúcar no mercado europeu, estimulou a procura de metais e pedras preciosas em terras de sua colônia na América, através de expedições conhecidas como ENTRADAS e BANDEIRAS.
Foram os bandeirantes os responsáveis pela ampliação do território brasileiro além do Tratado de Tordesilhas. Os bandeirantes penetram no território brasileiro, procurando índios para aprisionar e jazidas de ouro e diamantes. Foram os bandeirantes que encontraram as primeiras minas de ouro nas regiões de Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso.
Aproveitando-se da União Ibérica, os bandeirantes avançaram muito além da linha de Tordesilhas e descobriram presas mais fáceis: os guaranis das missões jesuíticas, já convertidos ao cristianismo e acostumados ao trabalho agrícola.
O Ciclo do Ouro: século XVIII
            1695 – descoberta de ouro nos atuais municípios de Sabará e Caeté;
1696 – a descoberta de novas jazidas deu início à ocupação do Vale do Ouro Preto.
Após a descoberta das primeiras minas de ouro, o rei de Portugal tratou de organizar sua extração. Interessado nesta nova fonte de lucros, já que o comércio de açúcar passava por uma fase de declínio, ele começou a cobrar o quinto.
FORMAS DE ARRECADAÇÃO
 O quinto nada mais era do que um imposto cobrado pela coroa portuguesa e correspondia a 20% de todo ouro encontrado na colônia. Este imposto era cobrado nas Casas de Fundição.
Devido as fraudes o sistema foi substituído pela finta (quantia anual fixa de aproximadamente 30 arrobas, cerca de 450 quilogramas). O governo achou o sistema injusto em relação à Real Fazenda. Propôs a elevação das cotas e a construção das Casas de Fundição.
CASAS DE FUNDIÇÃO:
Para lá todo o ouro extraído deveria ser levado e fundido em barras,  depois deduzida a quinta parte de ser valor, correspondente ao tributo. Só então poderia ser negociado. Outros impostos passaram a coexistir. A  prosperidade das minas e o extravio de ouro fizeram com que as autoridades portuguesas reformassem o sistema de tributação.
DERRAMA: Cobrança dos quintos atrasados ou de um imposto extraordinário.
A descoberta de ouro e o início da exploração das minas nas regiões auríferas (Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás) provocou uma verdadeira "corrida do ouro" para estas regiões. Procurando trabalho na região, desempregados de várias regiões do país partiram em busca do sonho de ficar rico da noite para o dia.
O trabalho dos tropeiros foi de fundamental importância neste período, pois eram eles os responsáveis pelo abastecimento de animais de carga, alimentos (carne seca, principalmente) e outros mantimentos que não eram produzidos nas regiões mineradoras.
Desenvolvimento urbano nas cidades mineiras
Cidades começaram a surgir e o desenvolvimento urbano e cultural aumentou muito nestas regiões. Foi neste contexto que apareceu um dos mais importantes artistas plásticos do Brasil: Aleijadinho.
Vários empregos surgiram nestas regiões, diversificando o mercado de trabalho na região aurífera. Igrejas foram erguidas em cidades como Vila Rica (atual Ouro Preto), Diamantina e Mariana.
Para acompanhar o desenvolvimento da região sudeste, a capital do país foi transferida de Salvador para o Rio de Janeiro.
Os Diamantes : Descobertos no início do século XVIII, na região Comarca do Serro Frio, Minas Gerais.
Distrito Diamantino
Fundado pelo governo metropolitano com o objetivo de evitar o contrabando, Isolava a região do restante da capitania e a submetia a condições muito severas. TIJUCO (atual cidade de Diamantina) era a sede administrativa do Distrito. Ele  permaneceu um simples arraial, ou seja, sua população não gozava dos direitos civis garantidos aos habitantes das vilas.
Revoltas Coloniais e Conflitos
Em função da exploração exagerada da metrópole ocorreram várias revoltas e conflitos neste período:
- A Revolta dos Beckman ocorreu no ano de 1684 sob liderança dos irmãos Manuel e Tomas Beckman. O evento que se passou no Maranhão reivindicava melhorias na administração colonial, o que foi visto com maus olhos pelos portugueses que reprimiram os revoltosos violentamente. Foi a única revolta do século XVII.
- Guerra dos Emboabas : os bandeirantes queriam exclusividade na exploração do ouro nas minas que encontraram. Entraram em choque com os paulistas que estavam explorando o ouro das minas.
- A Guerra dos Mascates aconteceu logo em seguida, entre 1710 e 1711. O confronto em Pernambuco envolveu senhores de engenho de Olinda e comerciantes portugueses de Recife. A elevação de Olinda à categoria de vila desagradou os comerciantes enriquecidos de Recife, gerando um conflito. O embate chegou ao fim com a intervenção de Portugal e equiparação entre Recife e Olinda.
 - Revolta de Filipe dos Santos :  ocorrida em Vila Rica (1720), representou a insatisfação dos donos de minas de ouro com a cobrança do quinto e das Casas de Fundição. O líder Filipe dos Santos foi preso e condenado a morte pela coroa portuguesa.
- A Inconfidência Mineira, já com caráter de revolta separatista, aconteceu em 1789. A revolta dos mineiros contra a exploração dos portugueses pretendia tornar Minas Gerais independente de Portugal, mas o movimento foi descoberto antes de ser deflagrado e acabou sendo punido com rigidez pela metrópole. Tiradentes foi morto e esquartejado em praça pública para servir de exemplo aos demais do que aconteceria aos descontentes com Portugal.
- A Conjuração Baiana, também separatista, ocorreu em 1798. O movimento ocorrido na Bahia pretendia separar o Brasil de Portugal e acabar com o trabalho escravo. Foi severamente punida pela Coroa Portuguesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário