quarta-feira, 8 de julho de 2015

REVISÃO SEGUNDA UNIDADE SEGUNDOS ANOS FILOSOFIA


CONCEITO DE LINGUAGEM
Linguagem é o sistema através do qual o homem comunica suas ideias e sentimentos, seja através da fala, da escrita ou de outros signos convencionais. Ela possui uma função denotativa, exprime sentimentos e valores, é um sistema de sinais ou de signos e  tem uma função comunicativa.
FUNÇÕES DA LINGUAGUEM
Sabemos que a linguagem é uma das formas de apreensão e de comunicação das coisas do mundo. O ser humano, ao viver em conjunto, utiliza vários códigos para representar o que pensa, o que sente, o que quer, o que faz.
Sendo assim, o que conseguimos expressar e comunicar através da linguagem? Para que ela funciona?
A multiplicidade da linguagem pode ser sintetizada em seis funções ou finalidades básicas:
Função referencial ou denotativa
Neste tipo de discurso o emissor centra a sua mensagem de forma predominante sobre quem a mensagem se destina. Estes discursos são caracterizados pela objetividade, neutralidade e imparcialidade do emissor. Um exemplo deste discurso são as notícias jornalísticas, as informações técnicas e científicas.
Exemplo: A dengue se alastrou por toda à cidade do Rio de Janeiro.
Função emotiva ou expressiva
Neste tipo de discursos o que predomina é a atitude do emissor, seus sentimentos e emoções perante o referente (a quem a mensagem se destina), produzindo uma apreciação subjetiva. Um dos indicadores da função emotiva num texto é a presença de interjeições e de alguns sinais de pontuação, como as reticências e o ponto de exclamação.
Exemplos:
a) Ah, que coisa boa!
b) Tenho um pouco de medo...
c) Nós te amamos!
Função conativa ou apelativa
Trata-se de um tipo de discurso onde o emissor procura influenciar, seduzir, convencer ou persuadir o receptor provocando nele uma reação. É a linguagem usada nos discursos, sermões e propagandas que se dirigem diretamente ao consumidor.
Exemplos:
a) Você já tomou banho?
b) Mãe, vem cá!
c) Não perca esta promoção!
Função Metalingüística
Essa função tem por finalidade definir o sentido dos sinais que podem ser compreendidos pelo receptor. Usa a linguagem para falar dela mesma. É a palavra comentando a palavra, o cinema falando do cinema, a pintura expressando a pintura. Estas funções raramente surgem isoladas, em geral aparecem combinadas. A sua predominância é que caracteriza o tipo de discurso.
Exemplo: Frase é qualquer enunciado lingüístico com sentido acabado.
Função Fática
A função fática tem por finalidade estabelecer, prolongar ou interromper a comunicação ou testar o canal. Entendeu? A pergunta “entendeu?” é um bom exemplo de função fática.
Exemplo: Alô mainha!
 Estou em casa, ok ?
  Você me ouve ?
 Alô !!
Função Poética
É a linguagem presente nas obras literárias de poesia, entre outras. As palavras e suas combinações são valorizadas. Não se deixe confundir; embora seja mais comum em poesia, essa função pode aparecer em qualquer tipo de mensagem lingüística, como letras de músicas, textos de propaganda, entre outros.
Exemplo:
No peito a mata
aperta o pranto
do olhar do louco
pra meia-lua.
O clímax da noite,
escorrendo orvalho como estrelas,
refletindo nas águas
da cachoeira gelada.
Cabeça caída, cabelos escorridos,
pêlos eriçados pela emoção nativista.
Segurem as florestas, mãos fortes,
decididas!
Ficar o vazio é não ter a noite
é não ter o clímax.
O clímax da vida!
TIPOS DE LINGUAGENS
Verbal: a Linguagem Verbal é aquela que faz uso das palavras para comunicar algo.
Não Verbal: é aquela que utiliza outros métodos de comunicação, que não são as palavras. Dentre elas estão a linguagem de sinais, as placas e sinais de trânsito, a linguagem corporal, uma figura, a expressão facial, um gesto, etc.
SENSO COMUM
O senso comum é o conhecimento adquirido por exigências da vida cotidiana; fornece condições para agi-lo, todavia é um conjunto de concepções fragmentadas, recebidas sem crítica e, muitas vezes, incoerentes, tornando-se, assim, fonte de preconceitos.
BOM SENSO
O bom senso, ao contrário do senso comum, apresenta-se como uma elaboração refletida e coerente do saber; em vez da aceitação cega de determinações alheias, pelo bom senso o sujeito livre e crítico questiona os valores estabelecidos, e decide pelo que se revela mais sensato ou plausível.
CIÊNCIA
A ciência caracteriza-se como um sistema de conhecimentos, expressos em proposições gerais e objetivas sobre a realidade empírica; é um conhecimento construído por um processo de raciocínio rigoroso e metodicamente conduzido, baseado na experiência, permitindo explicar, prever e atuar sobre os fenômenos.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO
O conhecimento filosófico caracteriza-se como um saber elucidativo, crítico e especulativo; como elucidativo, visa a esclarecer e a delimitar conceitos e problemas; como crítico, nada aceita sem exame prévio e reflexão; como especulativo, assume a atitude teórica e globalizadora, que envolve os problemas em uma visão total.
CONSCIÊNCIA MORAL
É a certeza interior instantânea que algumas atitudes são certas ou erradas. A consciência moral também pode resultar no sentimento de culpa ou em alegria, dependendo do valor moral das ações em questão. O sentimento de culpa quando alguém faz alguma coisa errada é popularmente descrito como consciência pesada.
É a maneira como avaliamos além de nossos sentimentos, mas também o pensamento de outras pessoas.





Nenhum comentário:

Postar um comentário