terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

1º TEXTO PARA OS TERCEIROS 2015

A PARTILHA DA ÁSIA E DA ÁFRICA
         Entre 1885 e 1887, representantes de várias potências se reuniram  na Conferência de Berlim, com o objetivo de dividir a África entre elas. Fronteiras foram criadas artificialmente, antigas divisões entre povos foram ignoradas. A Inglaterra e a França, que já  se havia lançado à conquista de territórios no continente africano, ficaram com os maiores domínios coloniais. Portugal e Espanha mantiveram suas antigas colônias. Alemanha e Itália também foram agraciadas com  alguns territórios, e a Bélgica ficou com o Congo, na qualidade de propriedade privada do rei Leopoldo II.
         Na Ásia, a Inglaterra já dominava a Índia desde o século anterior, enquanto a França era a senhora da Indochina (atuais Vietnã, Laos e Camboja). Na China, os ingleses traficavam ópio, droga que causa desânimo e prostração e que por isso era proibida pelas autoridades. A pretexto de defender o “livre comércio”, a Inglaterra desfechou contra os chineses três Guerras do Ópio (1839 – 1842, 1856 e 1858). Vencida nos três conflitos, a China foi obrigada a pagar pesadas indenizações de guerra e a abrir seus portos ao comércio internacional. Em 1895, o país foi dividido em zonas de influência administrativa pelas potênciasocidentais.

A REVOLUÇÃO MEIJI NO JAPÃO
         Em meados do século XIX, o Japão era ainda um país com características feudais. O poder do imperador era dividido com o xogum, supremo comandante militar. Em 1868, após  uma guerra civil, o imperador Mutsuhito reconquistou todos os seus poderes  e deu início a uma profunda transformação do país. Conhecido como Revolução Meiji (ou Era Meiji), esse processo levou à rápida industrialização do Japão sob o comando do Estado.
         O antigo sistema feudal foi abolido, e uma Constituição, promulgada. A Marinha e o Exército foram modernizados, o Estado estimulou a instalação de fábricas, promoveu a construção de ferrovias enviou jovens para estudar no Ocidente.

         Nessa arrancada capitalista, o Japão também  se lançaria a conquistas imperialistas. Assim, em 1894 venceu a China na Guerra Sino-Japonesa e anexou a Coreia e a ilha de Formosa e, entre 1904 e 1905, derrotou s Rússia em um conflito por disputas territoriais no extremo Oriente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário