segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PARA OS SEGUNDOS

O Movimento operário e o advento do Socialismo
Socialismo utópico:
            Os socialistas utópicos criticavam as desigualdades da sociedade industrial e do capitalismo e propunham mudanças que trariam uma vida mais justa e igualitária para os trabalhadores.
            Eram considerados “utópicos”, pois acreditavam em uma transformação completa da sociedade sem a necessidade da revolução proletária.
            Alguns sociólogos desse grupo são:
            Claude-Henri de Rouvroy (Conde de Saint-Simon) – Acreditava que a sociedade estava dividida entre “ociosos” (que não trabalham) e “produtores” e necessitava de um governo de trabalhadores. Ele concordava com os lucros do capitalismo, porém assumindo certas responsabilidades sociais.
            Charles Fourier – Acreditava em um sistema baseado na cooperação e associação que permitisse aos homens desenvolver plenamente seus talentos.
            Robert Owen – Apoiava a criação de um ambiente onde houvesse cooperação, harmonia em busca da felicidade, ao invés da concorrência e conflitos. Ele pretendia implantar os núcleos cooperativos. Locais de até 2 mil moradores onde operários e suas famílias tivessem total acesso a escola, saúde, igreja entre outros. Nestes núcleos, tudo que produzissem seria para o próprio consumo.
Socialismo Científico:
O socialismo científico, ao contrário do utópico, não buscava inventar um novo modelo de sociedade, mas, sim, encontrar, dentro da sociedade capitalista, as forças sociais capazes de promover essas mudanças. Para tanto, Karl Marx e Friedrich Engels empenharam-se no estudo da sociedade capitalista e das leis que a regiam. Com isso elaboraram algumas teorias:
Materialismo histórico: a esfera econômica prevalece e sobrepõe outras esferas sociais: a cultura, a política. Ou seja, a condição social de um homem é o que vai definir sua cultura e sua ideologia.
Materialismo dialético: É a teoria que defende que a sociedade é definida por fatores materiais, como economia, biologia, geografia e desenvolvimento científico. Se opõe a ideia de que a sociedade seja definida por forças sobrenaturais, divindades ou pelo pensamento.
Luta de classes: Segundo Marx e Engels, sempre que existir o antagonismo de classe, existirá o confronto entre as classes sociais antagônicas: exploradores (donos dos meios de produção) e explorados (proletariado)
Mais-valia: É a diferença expressa entre o valor do que o trabalhador produz e que ele o recebe em forma de salário. Ou seja, o capitalista nunca remunera o trabalhador de acordo com a riqueza que ele produz.
            A superação do capitalismo e a construção de uma sociedade sem classes só seriam possíveis por meio de uma revolução socialista, conduzida pelos trabalhadores. Segundo Marx e Engels, a tomada do poder pelos trabalhadores daria início à ditadura do proletariado (transição entre o capitalismo e o socialismo) e o final do processo de transição seria o comunismo (sociedade sem classe, sem propriedade privada, sem donos dos meios de produção, sem Estado). Essa seria a teoria da evolução socialista
            As ideias socialistas serviram de base para pensadores e líderes políticos conduzirem os movimentos operários em diversos países. No entanto, tais ideias também foram apropriadas por chefes de regimes autoritários e violentos, que as reduziram a um rígido modelo econômico e político.
Anarquismo:
            Assim como o socialismo, as ideias anarquistas floresceram no final século XVIII, a partir das considerações de William Godwin, que propôs uma nova maneira de organização social.
            Para os pensadores anarquistas (Mikhail Bakunin, Enrico Malatesta, Leon Tolstoi entre outros.), a ”autoridade” é a fonte básica de todos os males humanos. Sendo assim, o ser humano deve viver sem Estado, a partir de uma gestão comunitária, ou seja, por meio da cooperação.
A Luta feminina
            As mulheres ricas preparavam-se desde cedo para o casamento. Uma vez casada, passavam ao controle do marido, que tinha total controle sobre ela.
            As mulheres pobres ingressavam cedo no mercado de trabalho. Trabalhavam longas horas nas indústrias e ganhavam baixíssimos salários.
            Ricas ou pobres, muitas sofriam de maus-tratos dos maridos e não eram assistidas por uma legislação que as amparasse.
            Influenciadas por pensadores do socialismo utópico, Jeanne Deroin, Suzanne Violquim, Pauline Roland, Mary Wollstonecraft, Flora Tristan, Aurore Dupin – cujo pseudônimo era George Sand – e outras intelectuais tornaram-se importantes ativistas em prol dos direitos das mulheres. Estas mulheres organizaram marchas e petições, fundaram clubes populares, editaram jornais e publicaram manifestos e romances. Muitas delas foram discriminadas pela sociedade e perseguidas por suas ideias.
Primeira Internacional.
            Em 1864, foi fundada em Londres a AIT (Associação Internacional de Trabalhadores) conhecida como primeira internacional.
            Historicamente foi a primeira organização das classes trabalhadoras que se propunha de caráter internacional. E nos primeiros anos foi liderada por Karl Marx.
            Em Setembro de 1871, a AIT manifestou-se oficialmente em favor da constituição de um partido político e da conquista do poder pelos operários. Tais posições sofreram forte oposição de Bakunin e de seus seguidores anarquistas.
            A Sede do Conselho geral foi transferida para Nova York, mas a AIT deixou de existir efetivamente.
Sindicalismo:
            O Sindicato é uma associação de trabalhadores assalariados que tem como objetivo defender ou melhorar as condições de trabalho dos seus associados, instituir e administrar assistência aos seus trabalhadores nas áreas de saúde, justiça, educação, lazer, treinamento e outras.
            Os primeiros movimentos sindicais surgiram na Inglaterra em decorrência da Revolução Industrial. A princípio tal movimento foi considerado ilegal.
            O anarcossindicalismo foi uma importante corrente do movimento operário mundial e defendia a destruição da ordem liberal burguesa e a construção de uma sociedade de indivíduos livres. Mas para isso, acreditava-se que só seria possível por meio de uma greve geral dirigida pelos sindicatos.

         Fonte: http://jonatasmk.blogspot.com.br/2012/10/o-movimento-operario-e-o-advento-do.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário