segunda-feira, 10 de novembro de 2014

PARA OS SEGUNDOS ANOS

Revoluções Liberais do séc.XIX
O período que vai do ano de 1815 até 1820 é marcado por uma relativa paz e estabilidade.
Já em 1820 essa paz é rompida com algumas revoluções liberais que no final foram contidas pela Santa Aliança.
Revoluções de 1820
Revolução liberal do Porto - aconteceu entre Brasil e Portugal - Tinha um caráter ambíguo porque Portugal via essa revolução de uma maneira e o Brasil de outra.
+ Visão portuguesa: Pedia que D. João voltasse para Portugal e assinasse uma constituição. Portanto, era liberal para os portugueses.
+ Visão Brasileira: Não foi liberal para os brasileiros, pois se D. João voltasse para Portugal o Brasil voltaria a ser colônia e sofrer como sofria antes.
Revolução liberal de Cádiz - aconteceu na Espanha - Ocorreu quando soldados espanhóis se recusaram a vir para América reprimir movimentos de independência das colônias e resolveram forçar o rei Fernando VII a aceitar uma constituição.
Movimento de independência da Grécia
• Em 1827, a Santa Aliança se uniu aos grupos revolucionários gregos, em vez de se opor a eles. Fazendo isso, a Santa Aliança traiu seus próprios ideias (se opor a movimentos revolucionários protegendo o absolutismo). Isso aconteceu porque a Santa Aliança era liderada pela Rússia e esta queria uma saída para mares quentes no Mediterrâneo. Ajudando os gregos a conseguirem sua independência, a Rússia poderia ter uma saída para os mares que não congelavam doada pela Grécia.
Após esse fato a Santa Aliança ficou desacreditada e foi desfeita.
Revolução liberal de 1830 na França
• Carlos X tomou uma série de medidas que devolviam privilégios ao Clero a Nobreza. Isso desagradou a burguesia que iniciou um grande movimento na França. O rei Carlos X foi deposto e em seu lugar os burgueses colocaram um novo rei que defendesse seus interesses, Luís Felipe de Orleans (o rei burguês).
• Serviu de exemplo para que os brasileiros pressionassem e fizessem o rei D. Pedro I abdicar.
Revolução liberal de 1848 (primavera do povos)
• Durante o governo de Luis Felipe, a França passa por uma terrível crise na indústria e na agricultura. Culpa-se o governo da crise e começa uma revolta do operariado e do burguês contra o rei.
Há a deposição de Luis Felipe e a instauração de uma república.
Nessa república acontecem várias revoltas operárias resultantes do choque da Burguesia (capitalismo) X Povo (socialismo).
No meio disso tudo, Luis Napoleão Bonaparte (sobrinho de Napoleão) é eleito presidente.
Após fazer um plebiscito, ele se torna Imperador e passa a ser chamado de Napoleão III.
• Incentivou a revolução Praieira. Defendia ideias ligadas ao socialismo.

Fonte: http://tudorresumido.blogspot.com.br/2011/10/revolucoes-liberais-do-secxix.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário