sexta-feira, 14 de março de 2014

LÓGICA - TEXTO PARA 2º A E B.

Lógica: É uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento. A lógica foi criada por Aristóteles no século IV a.C. para estudar o pensamento humano e distinguir interferências e argumentos certos e errados.
Falácias: São falhas na argumentação possíveis de serem percebidas são bastante usadas no estudo da lógica, pois auxilia na detecção de verdades e falsidades.
Silogismo: É um termo filosófico com o qual Aristóteles designou a argumentação lógica perfeita, constituída de três proposições declarativas que se conectam de tal modo que a partir das duas primeiras, chamadas premissas, é possível deduzir uma conclusão.
Um exemplo clássico de silogismo é o seguinte:
Todo homem é mortal.
Sócrates é homem.
Logo, Sócrates é mortal.

OS MÉTODOS DE RACIOCÍNIO LÓGICO
Basicamente, são três os métodos de raciocínio utilizados: o indutivo, o dedutivo e o dialético.
O MÉTODO INDUTIVO: É aquele que parte da análise e da observação de fatos concretos, específicos, para se chegar a determinada conclusão.  A indução vai do particular para o geral.
De acordo com o raciocínio indutivo, a generalização não deve ser buscada a priori, mas constatada a partir da observação de casos concretos suficientemente confirmadores dessa realidade.
Vejam o exemplo a seguir:
João é mortal.
Antônio é mortal.
Sérgio é mortal.
João, Antônio e Sérgio são homens.
Logo, homens são mortais.

O MÉTODO DEDUTIVO: Diferentemente da indução, o método dedutivo parte do desconhecido (genérico) para o conhecido (específico). A dedução vai do geral para o particular. Vejam o exemplo a seguir:

Todos os povos devem respeitar as diferenças culturais. O brasileiro, berço da diversidade, deve fortalecer tal comportamento.  Partimos de uma generalização (“Todos os povos”) para, depois, falarmos do brasileiro especificamente. (DEDUÇÃO)


O MÉTODO DIALÉTICO: O método dialético consiste em se estabelecer um raciocínio a partir de ideias a princípio contrárias para se chegar, posteriormente, a uma síntese. A dialética utiliza a tese (ideia inicial), a antítese (ideia contrária à tese) e a síntese (conclusão) como elementos básicos para a argumentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário