sexta-feira, 14 de março de 2014

Introdução - Filosofia para os 1º anos

Filosofia: É o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem. Filosofia é uma palavra grega que significa "amor à sabedoria".
Filósofo é um indivíduo que busca o conhecimento de si mesmo, sem uma visão pragmática (cheia de regras), é movido pela curiosidade e sobre os fundamentos da realidade.
Origem da Filosofia: A origem da Filosofia como ciência, ou mesmo como forma de estudo das inquietações humanas surge no século VI a.C, na Grécia antiga, que é chamada de “o berço da Filosofia ocidental
Objetivos da Filosofia: A filosofia foca questões da existência humana, mas diferentemente da religião, não é baseada na revelação divina ou na fé e sim na razão. Desta forma, a filosofia pode ser definida como a análise racional do significado da existência humana, individual e coletivamente, com base na compreensão do ser. Apesar de algumas semelhanças com a ciência, muitas das perguntas da filosofia não podem ser respondidas pelo empirismo (conjunto de conhecimentos colhidos na prática) experimental.
Ramos da Filosofia: A filosofia pode ser dividida em vários ramos. A filosofia do ser, por exemplo, inclui a metafísica, ontologia e cosmologia, entre outras disciplinas. A filosofia do conhecimento inclui a lógica e a epistemologia, enquanto filosofia de trabalho está relacionado a questões como a ética.
Principais Filósofos: Diversos filósofos deixaram seu nome gravado na história mundial, com suas teorias que são debatidas, aceitas e condenadas até os dias de hoje. Alguns desses filósofos são Aristóteles, Pitágoras, Platão, Sócrates, Descartes, Locke, Kant, Freud, Habermas e muitos outros. Cada um desses filósofos fez suas teorias baseadas nas diversas disciplinas da filosofia, lógica, metafísica, ética, filosofia política, estética e outras.
O legado da Filosofia Grega para o Ocidente Europeu
A filosofia surgiu quando alguns gregos, insatisfeitos com as explicações que lhes davam, começaram a questionar e buscar respostas diferentes. É fato que na época tudo era explicado segundo mistérios divinos, porém isto não bastava para eles.
Estes gregos acabaram descobrindo que as ações e os acontecimentos humanos e até a natureza podem ser explicados pela razão, e que a ultima tem a capacidade de conhecer-se. Revelou-se também que esse conhecimento não era restrito aos “escolhidos” ou às divindades e estava disponível a todos, poderia ser ensinado.
Eis abaixo alguns exemplos deste legado:
I-            A natureza segue algumas leis e princípios iguais em todos os locais e tempos, são universais.
II-         As leis da natureza podem ser conhecidas por qualquer um e não são misteriosas.
III-       O pensamento também obedece leis universais, ele é lógico e obedece a uma lógica, assim temos capacidade de distinguir a verdade da falsidade.

IV-        Os seres humanos criam valores que dão sentido a tudo que fazem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário