terça-feira, 20 de novembro de 2012

REVISÃO 3º ANO HISTÓRIA IV UNIDADE


REVISÃO DE HISTÓRIA DA IV UNIDADE

CONFLITOS  E TENSÕES DO MUNDO ATUAL
Oriente Médio - Um dos principais focos de tensão na região é a história disputa territorial entre Israelenses e Palestinos.
A fundação do Estado de Israel, antigo projeto sionista criou um foco de tensão entre os países ocidentais e o mundo Árabe. A aspiração palestina de formar um Estado Nacional aumentou, com isso houve a disputa entre as duas tensões. A intervenção das tropas norte-americanas no Iraque a partir de 2003 gerou um novo conflito regional, entre muçulmanos xiitas e sunitas, originando uma guerra civil naquele país.
O conflito entre Israel e Palestinos
É a designação dada à luta armada entre israelenses e palestinos, sendo parte de um contexto maior, o conflito árabe-israelense. As raízes remotas do conflito são do fim do século XIX quando colonos judeus começaram a migrar para a região. Sendo os judeus um dos povos do mundo que não tinham um Estado próprio, tendo sempre sofrido por isso várias perseguições, foram movidos pelo projeto do sionismo - cujo objetivo era refundar na Palestina um estado judeu. Entretanto, a Palestina já era habitada há séculos por uma maioria árabe.
 Sul da Ásia - A independência da Índia provocou a divisão do antigo protetorado britânico em dois Estados: A República da índia e o Paquistão. O fato de os dois países terem bombas atômicas faz desse conflito um motivo de preocupação internacional. Principalmente pelas disputas da área da Caxemira. Um exemplo de conflito entre dois ou mais Estados é o que ocorre entre a Índia e Paquistão, duas potências nucleares. A Índia – de maioria hindu – e o Paquistão – muçulmano – onde os dois países disputam a região da Caxemira localizada ao norte da Índia.
África - tudo começou quando os africanos mantiveram as fronteiras delimitadas pelos antigos colonizadores Europeus. Quando os limites eram traçados os colonizadores não levavam em consideração a diversidade étnica do continente. Por isso, muitas etnias africanas estão separadas em estados diferentes, e muitos estados africanos abrigam etnias rivais.  Conflitos entre Ruanda e Burundi, na região dos Grandes Lagos Africanos, já deixaram 1(um) milhão de mortos, em consequência da antiga rivalidade entre as etnias tutsi e hutu.
Afeganistão: O monarca Ahmad Shah Durrani organizou, em 1747, um Estado com governo centralizado (já denominado Afeganistão), começava uma dinastia que duraria até 1973, nesse meio tempo, ocorreu uma disputa entre a Rússia e a Inglaterra para controlar o Afeganistão. O país ficou sendo um protetorado da Inglaterra a partir de 1880, período que durou até 1919, quando o Afeganistão passou novamente a ser independente.

Em 1973, a república é proclamada (depois de um golpe militar comandado por Daud Khan, que seria deposto e morto, em 1978). Um militar chamado Mohammad Taraki (deposto e fuzilado, em 1979) toma o poder e implanta um governo com partido único e dentro dos moldes comunistas. Em 1979, dá-se a ocupação soviética, que tinha interesses estratégicos, eram eles: aproximar suas fronteiras do mar e proteger, com maior eficácia, as fronteiras do sul. A retirada soviética ocorre em 1988 e 1989. A retirada ocorreu pela resistência dos mujahedin (guerrilheiros islâmicos apoiados pelos EUA, Paquistão e Irã).
Em 1995, surge, no cenário político afegão, uma milícia islâmica fundamentalista (financiada pelo Paquistão) chamada Taliban. Em 1998, o Taliban já havia conquistado 90% do Afeganistão. Em outubro de 2001, os EUA começam a guerra contra o Afeganistão no intuito de destituir o Taliban e matar Osama Bin Laden (ou pelo menos é essa a versão oficial dos fatos). A questão é que a guerra continua e Bin Laden nunca foi encontrado.
Iraque: A planície entre os rios Tigre e Eufrates (Mesopotâmia, atual Iraque) foi o berço de uma das primeiras civilizações que desenvolveu a agricultura e a criação de gado, 2.500 anos a.C. Ao sul foi morada da civilização suméria e, ao norte da civilização acádia. A Mesopotâmia foi invadida pelos árabes entre 634 e 641, época em que impuseram a sua língua e religião, o islã. A presença britânica ocorreu até 1932, quando o estado iraquiano entrou na Sociedade das Nações, neste mesmo ano houve um golpe de estado liderado por um setor do exército iraquiano que simpatizavam com as potências do eixo (Alemanha, Itália e Japão). A Grã Bretanha voltou a ocupar o Iraque e utilizou seu território como base de operações durante a segunda guerra mundial. Além de não ter saída para o mar, produz muito mais petróleo que consome.
A república iraquiana foi instaurada no dia 14 de julho de 1958, através de um golpe militar liderado pelo general Kassem, depois dos assassinatos do rei, do príncipe herdeiro e do primeiro ministro.
Em 1979, Saddam Hussein chega ao poder e o Iraque entra em guerra com o Irã em 1980 e o conflito dura até 1988. A guerra foi desencadeada pela disputa política e territorial entre os dois países. Depois de estabelecido um equilíbrio de forças, após oito desgastantes anos de luta e milhares de mortos, Irã e Iraque resolvem optar por cessar fogo e discutir suas diferenças.
Depois da guerra com o Irã, o Iraque invadiu o Kuwait em 1990, fato que foi repudiado pelo Conselho de Segurança da ONU. Assim, em janeiro de 1991, países aliados, liderados pelos EUA, iniciam a operação Tempestade no Deserto, que terminou com a libertação do Kuwait depois de 40 dias de ofensiva militar terrestre e aérea.
Em 2003, uma coalizão, liderada pelos EUA, invadiu o Iraque acusando Saddam de estar construindo armas de destruição em massa. A guerra foi curta e o governo iraquiano desmoronou. Pouco tempo depois, o líder iraquiano foi encontrado e preso pelas tropas americanas. Saddam foi sentenciado à morte e enforcado posteriormente.
O fato é que jamais foram encontradas as tais armas de destruição em massa e a verdade apareceu: os EUA queriam mesmo era controlar as enormes reservas de petróleo que existem em solo iraquiano.

Haiti: Na história recente, o país foi governado por governos provisórios de 1986 a 1990. A nova Constituição do país foi promulgada em 1987. Jean-Bertrand Aristide foi eleito presidente em 1990, com 67% dos votos. Aristides foi deposto por um golpe popular, retornando em 1994, com o apoio dos EUA.
Num cenário de corrupção e miséria, Aristide promoveu novas eleições em dezembro de 2003. Em 2004, mesmo sendo reeleito, Aristide foge de novos conflitos no país, se refugiando na África. O Haiti passou a ser administrado pela ONU. Das tropas de paz da ONU que atuam no Haiti, a maioria é composta por soldados do exército brasileiro.


GLOBALIZAÇÃO

Muitos historiadores afirmam que este processo teve início nos séculos XV e XVI com as Grandes Navegações e Descobertas Marítimas. Neste contexto histórico, o homem europeu entrou em contato com povos de outros continentes, estabelecendo relações comerciais e culturais. Porém, a globalização efetivou-se no final do século XX, logo após a queda do socialismo no leste europeu e na União Soviética. O neoliberalismo, que ganhou força na década de 1970, impulsionou o processo de globalização econômica.
Com os mercados internos saturados, muitas empresas multinacionais buscaram conquistar novos mercados consumidores, principalmente dos países recém saídos do socialismo. A concorrência fez com que as empresas utilizassem cada vez mais recursos tecnológicos para baratear os preços e também para estabelecerem contatos comerciais e financeiros de forma rápida e eficiente. Neste contexto, entra a utilização da Internet, das redes de computadores, dos meios de comunicação via satélite etc.
Uma  outra característica importante da globalização é a busca pelo barateamento do processo produtivo pelas indústrias. Muitas delas,  produzem suas mercadorias em vários países com o objetivo de reduzir os custos. Optam por países onde a mão-de-obra, a matéria-prima e a energia são mais baratas.
Os tigres asiáticos (Hong Kong, Taiwan, Cingapura e Coréia do Sul) são países que souberam usufruir dos benefícios da globalização. Investiram muito em tecnologia e educação nas décadas de 1980 e 1990. Como resultado, conseguiram baratear custos de produção e agregar tecnologias aos produtos. Atualmente, são grandes exportadores e apresentam ótimos índices de desenvolvimento econômico e social.

Blocos Econômicos e Globalização

Com a economia mundial globalizada, a tendência comercial é a formação de blocos econômicos. Estes são criados com a finalidade de facilitar o comércio entre os países membros. Adotam redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais.

UNIÃO EUROPEIA: A União Europeia ( UE ) foi oficializada no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. Este bloco é formado pelos seguintes países: Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Este bloco possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Europeia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Europeia..
NAFTA: Fazem parte do NAFTA ( Tratado Norte-Americano de Livre Comércio ) os seguintes países: Estados Unidos, México e Canadá. Começou a funcionar no início de 1994 e oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona livre de comércio, porém reduziu tarifas de aproximadamente 20 mil produtos.
MERCOSUL: ( Mercado Comum do Sul ) foi oficialmente estabelecido em março de 1991. É formado pelos seguintes países da América do Sul : Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Futuramente, estuda-se a entrada de novos membros, como o Chile e a Bolívia. O objetivo principal do Mercosul é eliminar as barreiras comerciais entre os países, aumentando o comércio entre eles. Outro objetivo é estabelecer tarifa zero entre os países e num futuro próximo, uma moeda única.
Países membros do MERCOSUL: Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai. A Venezuela está em processo de adesão e se tornará membro efetivo quando entrar em vigor o Protocolo de Adesão da República Bolivariana da Venezuela ao Mercosul.
Estados associados: Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru.
Estado observador: México
Idiomas oficiais e de trabalho do Mercosul: Português e Espanhol.
Moedas dos países integrantes do MERCOSUL
- Peso argentino (Argentina)
- Real (Brasil)
- Guarani (Paraguai)
- Peso uruguaio (Uruguai)
Moeda dos Estados associados
- Boliviano (Bolívia)
- Peso chileno (Chile)
- Peso colombiano (Colômbia)
- Nuevo sol (Peru)
- Dólar americano (Equador)
PACTO ANDINO - COMUNIDADE ANDINA DE NAÇÕES: Outro bloco econômico da América do Sul é formado por: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Foi criado no ano de 1969 para integrar economicamente os países membros. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco.
APEC: A APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) foi criada em 1993 na Conferência de Seattle (Estados Unidos da América). Integram este bloco econômico os seguintes países: Estados Unidos da América, Japão, China, Formosa (também conhecida como Taiwan), Coréia do Sul, Hong Kong (região administrativa especial da China), Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México, Rússia, Peru, Vietnã e Chile. Somadas as produções industriais de todos os países, chega-se a metade de toda produção mundial. Quando estiver em pleno funcionamento (previsão para 2020), será o maior bloco econômico do mundo. Apesar de conter países heterogêneos (com políticas totalmente diferentes) como é o caso da China e dos Estados Unidos.
ASEAN: A ASEAN (Associação de Nações do Sudeste Asiático) foi criada em 8 de agosto de 1967. É composta por dez países do sudeste asiático (Tailândia, Filipinas, Malásia, Cingapura, Indonésia, Brunei, Vietnã, Mianmar, Laos, Camboja).
SADC: A SADC (Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral) foi criada em 17 de outubro de 1992 e é formada por 15 países da região sul do continente africano.
BENELUX: Considerado o embrião da União Européia, este bloco econômico envolve a Bélgica, Holanda e Luxemburgo. O BENELUX foi criado em 1958 e entrou em operação em 1 de novembro de 1960.


Neoliberalismo: Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de ideias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país.
Características do Neoliberalismo (princípios básicos):

-              mínima participação estatal nos rumos da economia de um país;
-              pouca intervenção do governo no mercado de trabalho;
-              política de privatização de empresas estatais;
-              livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização;
-              abertura da economia para a entrada de multinacionais;
-              adoção de medidas contra o protecionismo econômico;
-              desburocratização do estado: leis e regras econômicas mais simplificadas para facilitar o funcionamento das atividades econômicas;
-              diminuição do tamanho do estado, tornando-o mais eficiente;
- posição contrária aos impostos e tributos excessivos;
-              aumento da produção, como objetivo básico para atingir o desenvolvimento econômico;
-              contra o controle de preços dos produtos e serviços por parte do estado, ou seja, a lei da oferta e demanda é suficiente para regular os preços;
-              a base da economia deve ser formada por empresas privadas;
-              defesa dos princípios econômicos do capitalismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário