sábado, 1 de setembro de 2012

REVISÃO 2º ANO HISTÓRIA 3º UNIDADE


ILUMINISMO
         O Iluminismo foi um movimento intelectual, político e científico que defendeu o uso da razão como caminho para atingir a liberdade, a felicidade e o bem estar social.
PRINCIPAIS PENSADORES ILUMINISTAS
*VOLTAIRE: Atacava o Absolutismo e a intolerância religiosa e defendia a liberdade de expressão.  "Se existem ateus, a quem devemos culpar senão os tiranos mercenários das almas que, provocando em nós a nossa revolta, contra as suas velhacarias e hipocrisias, levam alguns espíritos fracos a negarem o Deus que esses monstros desonram? Quantas e quantas vezes essas sanguessugas do povo não levaram os cidadãos oprimidos a revoltar-se contra o seu próprio rei?". Ele fez do seu DICIONÁRIO FILOSÓFICO um libelo anticlerical com fortes críticas à conduta dos sacerdotes.
*MONTESQUIEU: Atacava o absolutismo e defendia os três poderes: legislativo, executivo e judiciário.
*ERASMO DE ROTERDAN: Em O ELOGIO DA LOUCURA, condena a leviandade com que o clero conduz os assuntos sagrados.
*JONH LOCKE: Em, SEGUNDO O TRATADO SOBRE O GOVERNO CIVIL, em que defendeu o direito à rebelião contra um governo tirânico.
*DESCARTES: No DISCURSO DO MÉTODO, em que apontava a fé como um empecilho ao conhecimento.
*ROUSSEOU: Atacava o absolutismo e defendia a soberania popular (governantes eleitos pelo povo).
DÉSPOTA ESCLARECIDO
         Eram reis que por influência do Iluminismo tornava a administração do seu poder absolutista mais flexível.

A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS
         A independência dos Estados Unidos foi o primeiro movimento político inspirado nas ideias iluministas.
         O processo de independência das 13 colônias da América do Norte, que culminou com a Declaração de Independência em 1776, relaciona-se à intensificação do controle sobre as colônias da América do Norte, devido à crise econômica inglesa ao final da Guerra dos Sete Anos (1756-63).Por conta da guerra contra a França, a Inglaterra começou a cobrar mais impostos na colônia da América do Norte para cobrir com os prejuízos desta guerra. Assim, foram formadas as Leis como as do Açúcar – que era o pagamento das tarifas alfandegárias, a Lei do Selo – que cobra impostos de qualquer texto impresso e a Lei do Chá – que afetava os interesses dos colonos que até então comercializavam o produto internamente.
         A grande revolução nas Treze Colônias foi graças à pressão que a Inglaterra impôs aos seus colonos na América. A Declaração de Independência dos Estados Unidos ocorreu em 04 de julho de 1776 na Filadélfia após dois Congressos Continentais. Tendo como ideal que todos fossem livres e iguais. A Espanha e a França foram aliadas neste processo contra a Inglaterra que só aceitou a independência da sua principal colônia no Tratado de Versalhes.
        
REVOLUÇÃO FRANCESA
         A França de 1780 tinha três representantes da sociedade: o Clero, a Nobreza e o Terceiro Estado (composto de burgueses, artesãos e proletários, no entanto quem sustentava financeiramente estes dois primeiros era a burguesia que fazia parte do Terceiro Estado e que não se conformava com esta condição pois tinha dinheiro e não tinha poder.
         Com o envolvimento da França na independência dos Estados Unidos da América, a crise econômica agravou-se e o Terceiro Estado foi obrigado a pagar mais imposto pois o Clero e a Nobreza não queriam perder seus privilégios. Houve a convocação dos Estados Gerais com a confirmação do aumento do pagamento de impostos para o Terceiro Estado, pois o Clero e a nobreza se uniram contra eles. A burguesia não aceitou e pressionou o rei a fazer a convocação de uma Assembleia Nacional Constituinte forçando a formação de uma monarquia constitucional. A queda da Bastilha em 14/01/1789, foi a maior prova da decadência do Antigo Regime e em agosto do mesmo ano foi abolido o dízimo e todas as obrigações feudais que pesavam sobre os camponeses. Em seguida aprovou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, que estabelece a igualdade entre os homens.
         Na Revolução Francesa, foi uma das principais reivindicações do Terceiro Estado  a abolição dos privilégios da nobreza e instauração da igualdade civil.
         A Revolução Francesa representou um marco da história ocidental pelo caráter de ruptura em relação ao Antigo Regime. Dentre as características da crise do Antigo Regime, na França, está a crescente mobilização do Terceiro Estado, liderado pela burguesia contra os privilégios do clero e da nobreza.
         A Revolução Francesa é um marco na história da humanidade por ter produzido rupturas com o Antigo Regime. O fim da servidão e dos privilégios feudais, a declaração dos direitos do homem e do cidadão, o confisco dos bens do clero, a reforma do Exército e da Justiça.
NAPOLEÃO BONAPARTE NO PODER
         Ao assumir o poder com um golpe de Estado, Napoleão Bonaparte prometeu aos franceses transformar a França na maior potência mundial.
         Ele chegou ao poder e era o único homem capaz de recompor o país, aos olhos da burguesia. Jovem General, ele abandonou seu exército em campanha no Egito e foi ovacionado pela população quando chegou na França. No entanto ele tomou o poder num golpe conhecido como 18 Brumário (9 de novembro), no calendário criado pela revolução. A primeira coisa que fez foi dissolver a Assembleia e aprovar uma outra constituição que extinguiu o Diretório.
         Napoleão sagrou-se Imperador da França em 1804.  Instituiu o Bloqueio Continental. Durante o período napoleônico (1799-1815), esta medida teve repercussões importantes nas relações comerciais do Brasil com a Inglaterra em 1806, com o qual Napoleão visava arruinar a indústria e o comércio ingleses.
         A era napoleônica (1799-1815) caracterizou-se como um período de profundas transformações políticas e sociais que consolidaram a hegemonia burguesa na França. A Promulgação do Código Civil dos franceses foi uma delas.
         O Congresso de Viena, de 1815, reuniu representantes dos países europeus com o objetivo de reorganizar o mapa político europeu e promover a paz entre os países beligerantes (ou seja em guerra).

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
         Dentre as consequências sociais forjadas pela Revolução Industrial pode-se mencionar o desenvolvimento de uma camada social de trabalhadores, que destituídos dos meios de produção, passaram a sobreviver apenas da venda de sua força de trabalho.
         A Revolução Industrial, iniciada na segunda metade do século XVIII, gerou profundas transformações, econômicas e sociais. Entre essas transformações, pode-se  apontar a redução dos custos de produção, ampliando o mercado consumidor.


REVOLUÇÕES INGLESAS
         Após a decapitação de Carlos I em 1649, o governo inglês foi entregue a Oliver Cromwell, permanecendo no poder até sua morte em 1658. Essa fase da história britânica pode ser encarada como uma espécie de experiência republicana.
         A chamada "Revolução Gloriosa" (1688-1698) fez triunfar na Inglaterra as ideias liberais, praticamente um século antes do que iria acontecer na França e em outras partes da Europa. Aos resultados obtidos por esse movimento, podemos citar a limitação da autoridade real e consolidação do parlamentarismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário