quarta-feira, 25 de novembro de 2015

RESUMO FILOSOFIA PARA OS SEGUNDOS A e B 2015

CIÊNCIA: Busca entender e explicar de forma racional e objeiva o mundo ao qual o homem pode intervir. A ciência faz juízo de realidade, já a Filosofia faz juízo de valor. A Ciência (do latim scientia, traduzido por "conhecimento") refere-se a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos. Em sentido estrito, ciência refere-se ao sistema de adquirir conhecimento baseado no método científico bem como ao corpo organizado de conhecimento conseguido através de tais pesquisas.
FILOSOFIA: É entendida como uma ciência universal que procura a razão mais fundamental. Ou Seja, as causas primeira de todas as coisas. Serve-se também do Senso Comum para intuir explicações sobre a realidade, mas com ele não se confunde. Na sua estrutura verbal, é formada pelas palavras gregas: Philo e Sophia, que significam “amor à Sabedoria”.
SENSO COMUM: É o modo de pensar da maioria das pessoas, são noções comumentes admintido pelos indivíduos. Significa o conhecimento adquirido pelo homem a partir de experiências, vivências e observações do mundo.
CONHECIMENTO FILOSÓFICO: Substitui os mitos e as crenças religiosas na tentativa de conhecer e compreender o mundo e os seres que nele habitam.
EPISTEMOLOGIA: É a Filosofia da Ciência, pois trata da natureza, da origem e validade do conhecimento, e estuda também o grau de certeza do conhecimento nas suas diferentes áreas.
CONHECIMENTO NA VISÃO DE ARISTÓTELES: Para ele, o nosso conhecimento vai sendo formado e enriquecido por acúmulo de informações trazidas por todos os graus, de modo que, em lugar de uma réplica entre conhecimento sensível e o intelectual, há uma continuidade entre eles.
CONHECIMENTO NA VISÃO DE GALILEU: Para Ele, o homem deveria com sua razão e inteligência teorizar e construir a interpretação matemática do real e à natureza caberia responder se concordaria ou não pelos modelos sugeridos. Ele conseuiu descrever os fenômenos num contexto teórico, com leis expressas em formulação matemática.
MÉTODO INDUTIVO: É aquele que procede do singular, ou menos geral, para o universal, ou menos geral.
CONHECIMENTO CINETÍFICO: Busca as razões mais fundamentais de todas as coisas e pretende ser objetivo, preciso e seguro.
MARCUSE: Marcuse se preocupava com o desenvolvimento descontrolado da tecnologia, o racionalismo dominante nas sociedades modernas, os movimentos repressivos das liberdades individuais, o aniquilamento da Razão. Ele entende que a tecnologia pode ser uma forma de controle e de dominação social.

METAFÍSICA: A palavra metafísica possui origem grega e significa: meta: depois de, além de e física/physis: natureza ou físico, e trata-se de um ramo da filosofia que se ocupa em estudar a essência do mundo. Pode ser definida como o estudo do ser ou da realidade, e se destina a buscar respostas para perguntas complexas como: O que é realidade? O que é a vida? O que é natural? O que é sobrenatural? O que nos faz essencialmente humanos? Ela também busca explicar que as diferenças entre os seres são acidentais e não substanciais, uma vez que a substância é a estrutura necessária do ser e que as diferenças entre os seres são unicamente acidentais.

REVOLUÇÃO CIENTÍFICA: A Revolução Científica tornou o conhecimento mais estruturado e mais prático, absorvendo o empirismo como mecanismo para se consolidar as constatações. Esse período marcou uma ruptura com as práticas ditas científicas da Idade Média, fase em que a Igreja Católica ditava o conhecimento de acordo com os preceitos religiosos. Ela também acentuou o espírito crítico do homem através do desenvolvimento da ciência experimental.


Nenhum comentário:

Postar um comentário