terça-feira, 22 de abril de 2014

PARA OS TERCEIROS 1º TEXTO DA 2ª UNIDADE

Primeira Guerra Mundial
       O descontentamento da partilha da Ásia e da África deixaram vários países irritados. Alemanha e Itália haviam ficado de fora do processo neocolonial. França e Inglaterra podiam explorar diversas colônias ricas em matérias-primas e com um grande mercado consumidor. A corrida armamentista fazia com que o clima de apreensão e medo entre os países aumentassem.
       A França havia perdido a região da Alsácia-Lorena para a Alemanha durante a Guerra Franco Prussiana de 1870.
       Houve a formação de alianças: Entente (Inglaterra, França e Rússia) X Aliança (Itália, Alemanha e Império Austro-Húngaro).
       Disputa entre o Pan-Eslavismo (baseava-se na ideia de que os russos deveriam ser líderes e protetores dos Estados eslavos dos Balcãs) X Pangermanisno (preconizava a expansão da Alemanha com a incorporação de todos os povos de origem germânica que habitavam a Europa Central).
       O estopim (começo) foi o assassinato do príncipe do Império Austro-Húngaro Francisco Ferdinando em 28 de junho de 1914.
       Ela ficou conhecida como Guerra de Trincheiras. Também houve o uso de aviões, submarinos e tanques de guerra.
       O fim da guerra ocorreu quando em 1917 houve a entrada dos EUA no conflito ao lado da Tríplice Entente. Os países da aliança foram forçados a assinarem a rendição e também assinaram o Tratado de Versalhes. A Alemanha teve seu exército controlado, devolveu a Alsácia-Lorena para a França além de ter que pagar os prejuízos da guerra dos países vencidos

Nenhum comentário:

Postar um comentário