sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

O HOMEM NO CONTINENTE AMERICANO PARA OS 2º ANOS

O HOMEM NO CONTINENTE AMERICANO
                Na opinião de muitos historiadores, o surgimento dos seres-humanos deu-se na África. Somente após muitos anos eles se deslocaram para outras regiões do planeta, até chegarem ao continente americano. Existem diversas opiniões sobre a maneira como estes povos chegaram na América, a mais aceita é de que teriam vindo do Norte da Ásia pelo Estreito de Bering, trecho que faz a separação entre Rússia e Estados Unidos (Alaska). Naquela época, o mar encontrava-se mais baixo devido à glaciação, isso fez com que uma passagem de gelo natural fosse formada entre os continentes americano e asiático e por ela os povos antigos passaram a chegaram à América.

Por outro lado, existe a hipótese de que os primeiros povos da América teriam chegado no continente ao atravessar o oceano Pacífico. Eles teriam vindo da Ásia e da Oceania. Calcula-se que os primeiros homens a migrarem para a América teriam feito a travessia há cerca de 20 a 70 mil anos e que utilizaram diversos caminhos. Os homens que chegaram ao Brasil formaram agrupamentos de caçadores, coletores, tinham domínio do fogo e construíam instrumentos de pedra. Provavelmente estariam localizados no Piauí, mas não existem muitas fontes seguras quanto a isso.
COMO VIVIAM OS PRIMEIROS AMERICANOS
                Os primeiros habitantes do continente americano viviam principalmente da caça, da pesca e da coleta. A agricultura começou a ser praticada milhares de anos depois de sua chegada à América.
·         Povos Nômades, Caçadores e Coletores: Os primeiros americanos se organizavam em grupos bastante reduzidos, que vagavam em busca de caça. A pesca e a coleta de frutas também eram praticadas, mas como atividades complementares da caça.
·         O Início da agricultura na América: As primeiras experiências com a agricultura na América ocorreram nas terras do atual México, na América do Norte, por volta de 7 mil anos atrás. Os primeiros alimentos cultivados foram feijões de diferentes tipos, pimentões, abóboras, tomates e milho. Na América do Sul, as primeiras plantas cultivadas foram a batata, a batata doce e a mandioca.
·         O Sedentarismo: A permanência dos grupos humanos num mesmo território fez com que as comunidades fossem conhecendo melhor as espécies de plantas e animais dos ambientes em que viviam. Esse conhecimento permitiu-lhes aprender quais plantas podiam ser cultivadas e como prepará-las para a alimentação.
O SER HUMANO CHEGA AO BRASIL
                               Os sítios arqueológicos de São Raimundo Nonato, no Piauí e de Lagoa Santa, em Minas Gerais, reúnem os objetos e fósseis mais antigos já descobertos no Brasil.
                               Em São Raimundo Nonato, escavações levaram à descoberta de centenas de artefatos de pedra lascada e pedaços de carvão vegetal. O sítio arqueológico Boqueirão da Pedra Furada, onde ocorreram as descobertas, é um abrigo rochoso cujas paredes estão cobertas por mais de mil figuras rupestres.
                               Figuras rupestres são inscrições em paredes rochosas e em cavernas que datam milhões de anos atrás. Estes são comprovadamente os registros de existência humana em determinado local.
COMO VIVIAM OS PRIMEIROS HABITANTES DO BRASIL
                               Os primeiros habitantes do Brasil eram povos caçadores, pescadores e coletores e levavam uma vida nômade. Viviam principalmente em habitações à céu aberto ou em abrigos sob a rocha e, às vezes , em cavernas. No interior das cavernas, os moradores costumavam fazer pinturas que mostravam imagens da vida cotidiana, como animais e pessoas.
O FOGO E OS ANTOGOS HABITANTES DO BRASIL
                               A descoberta de grande quantidade de carvão em fogueiras circulares, como os encontrados no Piauí, mostra que o fogo era muito importante para os antigos habitante3s do Brasil. As fogueiras serviam para iluminar, afugentar animais, proteger do frio e assar a carne obtida na caça.

POVOS AGRICULTORES
                               A agricultura começou a ser praticada no Brasil por volta de 7 mil anos atrás. É possível que ela tenha sido aprendida com outros povos americanos, como os da Cordilheira dos Andes, que já eram excelentes agricultores. O cultivo do milho, do feijão e do algodão deve ter sido introduzido no Brasil por povos andinos.
A ARTE DA CERÂMICA E AS MORADIAS
                               Antigos habitantes do Brasil, como os Marajoaras, desenvolveram uma cerâmica bem elaborada. Vasos e estatuetas são exemplo de objetos de cerâmica.
*Luzia: É o nome do fóssil humano mais antigo encontrado nas Américas. Este crânio foi encontrado onde hoje está o Aeroporto Internacional de Confins, nos arredores de Belo Horizonte.




Nenhum comentário:

Postar um comentário